terça-feira, 13 de junho de 2006

Genética

Alguém aí já ouviu falar da teoria da tábua rasa?

Ela diz que o homem nasce como se fosse uma folha em branco, vazia, e que as experiências vão adicionando itens que desenvolvem o caráter, a personalidade, e definem o comportamento.
Ou seja, o que uma pessoa é depende diretamente de como a sociedade a trata durante seu desenvolvimento.

Acontece que agora o neurocientista Steve Pinker está defendendo que o comportamento humano é, em grande parte, derivado da carga genética que herdamos de nossos pais, e não resultante das condições da criação.

Ou seja: diferentes pessoas sob os mesmos processos, geram resultados diferentes. Pessoas semelhantes (gêmeos) sobre processos diferentes tendem a apresentar os mesmos resultados...
E quem você é tão ou mais importante do que sua história.

Parece obvio, mas isso derruba a base de praticamente todas as sociedades liberais, e é uma mudança de visão que ainda deve levar anos pra ser aceita e compreendida na sua totalidade.

Teoricamente não somos mais todos iguais, e temos necessidade, vantagens e desvantagens diferentes, seja pra aprender, pra se adaptar ou pra decidir.

Sim, os genes também influenciam na escolha. No livre-arbítrio. Ou seja, talvez as escolhas de cada um possam também ser parcialmente definidos pelos genes. Assim também é explicada uma série de comportamentos humanos que existem em praticamente todas as culturas e sociedades, mesmo isoladas, e alerta sobre uma característica letal da natureza humana: o uso da violência como método para resolver conflitos.

Chamem de instinto ou de genes, mas a racionaldiade humana ainda não está, assim, tão soberana. Ainda somos todos animais semi-racionais.

Ah, e o momento da concepção definitivamente é o mais importante das nossas vidas: a loteria genética!

4 comentários:

Unknown disse...

"Ou seja: diferentes pessoas sob os mesmos processos, geram resultados diferentes. Pessoas semelhantes (gêmeos) sobre processos diferentes tendem a apresentar os mesmos resultados..."

E o que tu me diz de gêmeos sob o mesmo processo e resultados totalmente opostos?

renata disse...

lost!

Dark Side disse...

hehe, bom, são apenas estatísticas ingrid!

e estatísticas nãos e aplicam a todos os casos, mas em geral,s ervem bem pra comprovar e fundamentar teorias.

e realmente é muito lost, hahahaha

Unknown disse...

AAAAAAAHAHAHHAHHAAH!!!

Estatísticas! Captei, muito bom!!!

;)