segunda-feira, 12 de junho de 2006

Dez mandamentos para não sofrer por amor

Copiado descaradamente do contemporânea.
Porque as vezes a verdade está mais próxima do que as pessoas imaginam..

.:*:.

"Já não sofro por amor", retumbante sucesso de Lucía Etxebarria na Espanha (Ya no sufro por amor, ainda não lançado no Brasil, mais de 130 mil exemplares vendidos), é uma leitura perfeita. Parodiando os livro de auto-ajuda que ensinam a fazer qualquer coisa para arranjar um parceiro, a autora escreve sobretudo para mulheres em busca do famoso "par perfeito" e joga baldes e baldes de água fria no sonho do amor romântico. Para comemorar o Dia dos Namorados, escolhi o capítulo seis, no qual Lucía enumera 10 mandamentos de uma relação mais ou menos feliz:

1.Amar alguém que te corresponda: é, segundo ela, uma regra de ouro, que elimina 95% das preocupações de uma relação. O equívoco mais comum é acreditar que a outra pessoa vai se apaixonar por você com o tempo.

2.Procurar alguém com quem tenha coisas em comum: Lucía reconhece que os opostos se atraem, mas que as possibilidades de estar juntos se esgotam devido a incompatibilidades intelectuais e emocionais. Universos muito diferentes, idéias políticas opostas, tudo conspira contra a relação. "Se as diferenças básicas são pequenas, as probabilidades de ter conflito são mínimas", diz ela.

3. Conheça, não imagine. Não projete: ela lembra que, cada vez mais, é comum as pessoas acreditarem que conhecem o homem ou a mulher da sua vida depois de três meses de relacionamento. "O que acontece é que todos tendemos a projetar e a idealizar quando estamos apaixonados", ressalta.

4. Não se aborreça: se o preço de não ter discussões no relacionamento é aturar tardes de domingos chatíssimas diante da TV, a coisa não vai funcionar.

5. Estabeleça as regras antes do jogo: se você quer compromisso, não adianta embarcar em relacionamentos que são apenas sexo casual. E vice-versa. Muita gente mente ou oculta a verdade no início da relação para impressionar o outro, o que a autora indica como sendo um grave erro. Deve-se mostrar as expectativas desde o início de forma a não fazer com que esperem de você algo que não está disposto/a a dar.

6. Se fez com ela, pode fazer com você: alguém com antecedentes pouco recomendáveis sobre seus relacionamentos do passado pode ser um problema. Talvez não da mesma forma nem num primeiro momento. Se deixou outra pessoa por você, tenha em conta que poderá te deixar por outra.

7. Não sacrifique-se: nunca renuncie a algo que seja muito importante para você com o objetivo de conseguir afeto. Trabalho, amizades e família não podem ser descuidadas. Se no relacionamento vai perder parte de si mesmo/a, de sua personalidade, daquilo que te define, não é uma relação, é um seqüestro.

8. O outro não é superior a você: ninguém é, lembra ela. É um bom conselho para mulheres. Lucía diz que começar a pensar bobagens do tipo "ele/ela é bom demais para mim" é entrar num caminho de dependência. "Uma relação tem que ser igualitária. Ou não ser", diz ela.

9. Não tenha segredos: se alguém não te aceita como você é, é porque não te aceita. Não esconda seu passado sexual, não diga que gosta de crianças se você detesta. "Ser capaz de conseguir confiança e apoio mútuos com outra pessoa é a promessa mais clara de felicidade numa relação."

10. Você merece ser feliz: se não é, busca, compara e encontre algo melhor: não acredite em bobagens do tipo "minha vida não tem sentido sem você". Uma relação nunca deve ser baseada em sofrimento ou dependência. A autora lembra que quase todo mundo merece ser feliz e exclui os neonazistas, os skinheads e os especuladores imobiliários. "

Texto: Carla Rodrigues

25 comentários:

Unknown disse...

Concordei com tudo!!!

Como é que ainda não traduziram????

Tem em inglês pelo menos? Não falo espanhol...

quebrando ovos disse...

em clima de dia dos namorados... hum... gostei do post... acho que são bons concelhos pros homens também... na verdade pra todos eu acho.
Gostei bastante do décimo... =)... só acrescentaria na lista os forrozeiros... mas o pior é que, normalmente, são os mais felizes... =)
abraço

Anônimo disse...

ótimas dicas, tudo lindo, maravilhoso.
Só tem um porém: Onde se acha uma pessoa que sequer valha a pena se apaixonar?
Esse é o meu problema iminente...

Dark Side disse...

Ah, cris, sempre tem, depende de quanto você vai projetar sonhos e desejos no outro. Quanto menos você conseguir , mais vale a pena, porque ai as cobranças desaparecem e fica apenas a parte boa, do estar junto, fazer junto, viver junto. E o mais importante: permita-se errar. Ai quando acontecer, você não vaia ahcar que a vida é uma m, que ninguém vale a pena, e só vai crescer com o que já viveu...

Anônimo disse...

Ai, esses nossos blogs estão começando a parecer livro de auto-ajuda.
hahaha

Dark Side disse...

ops, hahaha, é, meu comment ficou parecendo, foi mal!

renata disse...

na boa, se existir alguém que siga todas essas regras, ela é a pessoa mais chata do universo!
qual é a graça de se apaixonar e não correr nehum risco de sofrer?

é mais saudável, mas me parece um pouco sentimentos de plástico,sei lá...
"Amar alguém que te corresponda"...tem como escolher isso?

Dark Side disse...

Ah renata, mas mesmo com tudo isso tem riscos. Acho que as dicas são pra não sofrer gratuitamente investindo em coisas que depois dão merda. Ah, e realmente há quem diga que amor não é uma decisão, hehe, vai da opinião de cada um. Pra mim é. =) beijos.

Unknown disse...

gostei muito dos dez mandamentos... tenho passado ua barra e estava procurando algo que me fizesse sofrer menos..me envolvi com um homem casado..nossa que burrice..como me arrependo ..ele nunca me prometeu nada..mas como diz o ditado a esperança dele deixar ela era enorme..mas o contrario aconteceu..e fui eu que tive de sair da vida dele..mesmo sabendo que estava tudo errado..insisti em faze algo pela primeira vez que me desse alguns momentos de alegria... hoje sofro por saber que tudo nunca passou de uma grande aventura pra mim...não quero mais sofrer pr ninguem ..queria só desabafar..quem lê isso que sirva de lição..gleici..Pará!

Anônimo disse...

adorei.

Blog da Sara disse...

Adorei esse post! Vou levar essas dicas na minha vida. =)

Paula disse...

Tô na deprê, meu noivo terminou comigo, e eu disse td pra ele que está escrito que não poderia dizer !!!!
Que ódioooo !!!!
Sou uma idiota msm !!!!
Mas vou levar pra minha vida daqui em diante.

Anônimo disse...

Eu aachoo assim
qe é melhor naum esperar pela pessoa certa para se apaaixonar
Concerteza sempre fui uma mulher independente
espero naum sofrer novamente por amor!

Anônimo disse...

Muito bom esse apst gostei eu stava justamente proucurando algo como esse estou apaixonado por uma garota e ja fiz muita coiza por ela ja desistir d empregos estudos ja fiz cada loucura q nem eu acredito!! Mas pode ter certeza q isso vai me ajudar bastante!!!.

Unknown disse...

Uma coisa é certa,se ele deixou outra por vc, com certeza vai te deixar também, aconteceu comigo. Passei 18 anos casada,ele me deixou por outra a 4 anos, e exatamente 4 anos que sofro por este homem, sozinha.Hoje estou com 42 anos e sinto que minha vida acabou, sempre fui muito dependente dele, é claro que sempre trabalhei, dependência que digo foi em minha vida no dia a dia, hoje me vejo só e desamparada sem rumo, sem saber o que fazer, mesmo depois de 4 anos de separação, ainda sofro muito, nem sei se um dia vou me recuperar. Me sinto muito triste e ainda choro muito...Tenho medo do futuro e de terminar só.

Anônimo disse...

Muito interessante e verdadeiro!!!!!

Anônimo disse...

Adorei. e vou seguir esse caminho. Eu sofro choro todos dias por um homem q nao merece meu amor e descobri tarde dmais.

Anônimo disse...

Adorei a dica do livro. pena ainda não estar traduzido. me encaixei no sétimo mandamento! quero chegar ao ponto de não me encaixar em nenhum!

Anônimo disse...

Acho que devemos ver o carater da pessoa ,embora seja dificil. Descobrir logo de inicio,mas um mal carater nao vai ter escrupulos nenhum,faz a gente de marionete,visa so os proprios intereses,suplantador...falo por experiencia ,depois de 7 anos a ficha ta caindo agora,me dediquei totalmente,abri mqo de varias coisas ,empregos,faculdade,amizades,e sempre tinha um problema em mim,segundo ele,cada hora era uma coisa,entao sem eu perceber fuintentando me moldar a mulher ideal pra ele,na verdade quase perdi minha personalidade,ele foi me oprimindo a ponto de brigar porque eu ia na manicure,depois eram minhas roupas,meu cabelo,meu perfume,por causa de um tenis quengosto muito...sempre era uma desculpa.tudo que me faz bem,pra ele nqo presta,e regeita,nunca comemorou nenhuma conquista minha,sempre estragava o meu barato,fazia comentarios absurdos,me pondo sempre pra baixo,brigas constantes,uma opressao muito grande,ate eu desistir,o pior, e que desisti varias e varias vezes,sedi a todas chantagens dele,fui cega,surda e muda.ajudei a ele ser uma pessoa respeitada,a largar as drogas e o trafico,,pensei que tudo o que ele fazia era porque tinha vicio no meio,na verdade,nem viciado ele era ,parou do dia pra noite,ele nao se apega a nada nem a filha,passei muitas necessidades,tenho meu nome sujo,mais de 150000 reais,vendi minha casa,moro de aluguel,ganho 3 mil pramim e duas filhas,ele da 650 reais ,com muito custo a tres meses,e ja falou que vai pedir as contas pq a mae tq doente ele vai cuida. Dela sendo que o pai tem otima condicao financeira,ele ta usando a situacao,mas DEUS sabe de todas as coisas,estou me levantando,ta dificil sofro demais,e ainda gosto dele ,mas nao quero mais,e o que mqis reforca e que ele tem ma indole,falta de carater,e isso nem DEUS muda,pq mesmo sendo DEUS dos impossiveis,ele respeita o livre arbitrio,e pessoas assim sao imunes a sentimentos,nao sentem nada por nimguem,nem por filhos,viseam so seu proprio bem estar,e quando naomtem mais nada pra tirar do outro,nenhuma vantagem,descartam como lixo ou como ,no caso dele,fez de tudo pra que eu o mandasse embora,na hora da discursao...e ainda fala que a culpqda fui eu,euacabei com tudo...ainda acha que as pessoas acreditam,por que os pais apoiam fingindo que acreditam ...tem 2 amigos mas nao convive por que mais de 2 dias juntos sai briga,enfim acho que me livrei de um pisicopata,agora quero ser feliz,sem opressao,gritos,chantagens,devem estar pensando como eu fiquei tanto tempo com esse cara,simples,pra conseguir o que ele queria ,sabia ser gentil,amavel o melhor marido do mundo,se conseguia bem ,ou entao era por brigas e chantagem ,depois que conseguia o que queria,por bem ou por mau a mascara caia.voce que leu ,cuidado esse cara/homem pode estar mais perto do que c imagina,esses 10 mandamentos sao legais,se tivesse seguido apenas 3 deles,nao tinha me envolvido com alguem assim,no inicio eles sao extremamentes carinhosos,amorosos,um sonho...vale lembrar olhe para os pais ,a familia,o pai dele e igual,hoje a mae dele tem cancer,ja sofreu muito com o pai,os mesmos defeitos ,ela me revelouem uma conversa ,foi traida,maltratada,...a sensacao e de medo inicialmente,mas e pra minha liberdade,minha felicidade,e o proximo esses 10 mandamentos vou seguir a risca.

Ana disse...

Amei todas as dicas,estou muito triste com o meu coração angustiado,cansada de sofrer por um homem que não procura me dar atenção.

Anônimo disse...

É esses 10 mandamentos são legais ... gostaria de seguir eles .. estou sofrendo de mais sou bi mim atraiu por mulheres de personalidade forte amo uma mulher mais velha q eu temos rolo ha 1 ano com brigas turbulações enfim... Tenho duvidas se ela mim ama de verdade pois tudo q faço é motivo pra brigas .. a minha relacao com ela é mt dificio principalmente pq meus pais nao aceita .. o q eu posso fazer se sou loka por ela e mesmo eu tendo raiva das brigas inplicaçoes eu a amo :(

Anônimo disse...

Gosto muito de um menino mas ele me faz sofrer

Anônimo disse...

Esse texto me confortou e me fez ver o quão errada eu estou, meu namorado é um homem muito importante, muito inteligente e ganha 100 vezes mais do que eu, enfim isso no começo era um sonho, mas agora me sinto deprimida, mal amada e deixada para escanteio, faço tudo para agradar e nada é suficiente, nada, mas penso, como posso terminar com esse homem, aonde irei encontrar um partido desses? me sinto perdida, nao sei o que faço.

Anônimo disse...

Anônima, vc é do tipo interesseira e esse "partido" que vc diz, com certeza já sacou que vc está com ele por puro interesse. Minha dica: caia na real e aprenda que o amor não olha status social, condição financeira nem nada disso. Se um dia vc amar alguém de verdade, saberá reconhecer isso. Bjos

Cassandra disse...

Gostei muito do texto, Excelente!!!