quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Psicologia Inversa

Descoberta (ou tomada de consciência?) dos ultimos dias:
É mais fácil saber o que não - ou como não - queremos ser.
Nestes últimos tempos tenho aprendido que vários comportamentos meus são completamente insuportáveis. De fato, eu sou uma pessoa pouco suportável (pra mim mesmo), o problema é que ou demoro a me dar conta de algumas coisas ou só o faço quando alguém se comporta da mesma maneira comigo. Será este um problema de todos nós? Ou sou intolerante demais?
E mudar é tão complicado, depende de estar consciente o tempo todo, e acabo por agir instintivamente na maior parte do meu tempo. Será que a maturidade ameniza isso ou com a idade apenas perdemos mais ainda o controle?

5 comentários:

Anônimo disse...

Ai Rodrigo, essa é uma pergunta interessante. Vou arriscar e opinar no sentido de que com a idade cada vez perdemos mais o controle.
Por óbvio que não falo com base nas minhas manias insuportáveis, porque essas são difícies de visualizar, mas daquelas manias insuportáveis dos meus pais.
Quanto mais velhos, mais manias eles criam e cada vez se importam menos se elas incomodam os demais.
Acho que com a maturidade acabamos incorporando o dito: "já não tenho mais idade pra me importar com o que os outros pensam".

renata disse...

eu sou da teoria de que, se não tomamos uma atitude e mudamos a nossa maneira de ser, é porque ela não nos incomoda tanto assim...e se incomodar, mais cedo ou mais tarde, a vida se encarreará de nos fazer mudar. Obviamente, desta maneira doi bem mais...

Quanta a maturidade, concordo totalmente com a(o) cris: a idade nos faz não dar mais importância para as nossas manias...

Quanto a mim, fora a mania de roer unhas e de comer em demasia, acho que venho mudando tudo que me incomoda... Luto diariamente contra os meus defeitos. Uns dias perco, noutros ganho. Mas faço isso não pelos outros, mas por mim mesma... Acho que já estou na fase "que se danem os outros"... hahahaha

Dark Side disse...

Pois é, eu também acreditava que com o tempo ligamos menos pra isso, mas é que a cada dia que passa fica mais fácil de eu mesmo notar meus defeitos, acho que comecei a estar mais ligado no mundo à minha volta, e isso sempre reflete mais do meu próprio comportamento.

renata disse...

por isso que digo: se relamente te incomoda, mais cedo ou mais tarde vais mudar...tomara que seja mais cedo :)
porque na real, é meio louco seguir alguns valores ou padrões de comportamento que te desagradam, não? :)

Windmaster A. Zack disse...

A resposta mais adequada é...










depende.
Certas pessoas melhoram com o tempo, outras pioram.
Mas eu acredito que se caso não melhore com o passar do tempo, a pessoa não tá amadurecendo coisa nenhuma.