quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Ingredientes

* post inspirado por uma breve visita ao mercado público de Porto Alegre neste final de tarde, para comprar um pacote de aveia, mas que acabou num grande prejuizo por conta de diversas aquisições importantes...



Curry, páprica, orégano, alho, salsinha, manjericão, manjerona, cominho, cebolinha, alho-poró, salsão, pimentas, noz moscada, azeitonas, tomates secos, funghi, champignon, shiitake, shimeji, azeite de oliva, cravo, canela, baunilha, erva doce, uvas-passa, figos cristalizados, bananas-passa, maçã seca, damasco, ameixas-pretas, nozes, castanhas, coco ralado, aveia, flocos de milho, flocos de arroz, ...

Esses itens não fazem parte de uma receita específica, mas constam na minha Wishlist.
Se a minha própria sobrevivência não dependesse tanto do meu trabalho, certamente uma das profissões que seria a culinária. Não o básico, não o cotidiano, o feijão-com-arroz de todo o dia, mas um verdadeiro laboratório, bem próximo do que são as cozinhas dos grandes chefes de hoje.

Acho que sempre tive meu radar profissional voltado pras coisas que mexem com os sentidos, fui cair justo no mais difícil de exercer. Um dia ainda abro um restaurante pequeno, desses lugarzinhos que as pessoas só descobrem por acaso ou indicação e que nunca passam do patamar de lugarzinho pra não perder o charme e o jeito anti-industrial de ser.

2 comentários:

Windmaster A. Zack disse...

Temperos!

Bem, quando eu crescer, quem sabe eu consiga fazer algo i.i'

Anônimo disse...

invejo esta tua qualidade. se me derem cominho dizendo que manjerona acreditaria cegamente.
gosto das cores, aromas, texturas, mas não faço idéia do que fazer com tudo isso.
mas se quiseres me chamar para experimentar, já é!
beijos!!