quarta-feira, 26 de julho de 2006

Privacidade

"Privacidade é o controle que alguém tem da informação sobre si. Alguma informação - o nome, por exemplo - damos a qualquer um. Outras, o telefone, para quem conhecemos. Coisas como a localização de nossa casa, para amigos. Estamos sempre equilibrando a gerência de cada informação pessoal. A amante que conhece a nudez, mas não o endereço; a faxineira que conhece a casa mas não a profissão; o amigo que sabe quase tudo, mas não aquele segredo. Na escolha de quem saberá isto ou aquilo, definimos graus de intimidade. Esses graus é que sustentam nossas relações, é que definem coleguismo, amizade, amor. Nessa definição, se perdermos o controle sobre esse tipo de informação, perdemos individualizade, escolhas: a identidade se vai.

.:*:.

Das compras do supermercado aos cadastros que criamos em vários locais (academias, escolas, sites de relacionamento), damos informações para os mais diversos bancos de dados que, se cruzados e utilizados corretamente, podem revelar muito mais sobre a nossa vida do que poderiamos imaginar. Sem falar da possível espíonagem eletrônica que - mito ou realidade - ronda a internet, os emails, blogs e coisas assim.

Acabei de ler uma reportagem da super sobre privacidade em público: coisas como localização rápida e simples via celular e uso indevido de dados que nós mesmos fornecemos e que acabam vendidos ou trocados pelas empresas/governos e servem - por um lado bom - para facilitar nossa vida e promover benefíciose facilidades ou - por um lado completamente maligno e inescrupuloso - para influenciar nosso comportamento e invadir nossa intimidade.

Sei que muita coisa pode ser neura, mas a ficção científica nem sempre está tão longe assim das possibilidades da vida real. Sempre há - ou poderia haver - alguém de olho na gente. Tomem cuidado...

3 comentários:

Unknown disse...

Ai, meda!!!!

*DaRa* disse...

Oiiii, que isso!!!??
Parabéns pra quem escreveu isso, adorei a parte que diz Estamos sempre equilibrando a gerência de cada informação pessoal.
Mto bom mesmo.
Bjus
t++

quebrando ovos disse...

bom famoso quem não deve não teme...hehe...acho que já estou aderindo a moda Big Brother mesmo...
Mas realmente uma coisa que me deixa meio puto por exemplo... é a telefonia vender seu número para empresas fazerem propaganda... e ai vai...