quinta-feira, 10 de março de 2005

Segue uma receita de spaghetti provada aqui em casa numa janta com Ms. Antares Zackie, Sr. Carlos Emmanuel, eu e a Mari. Eu gostei, espero que eles tbém tenham gostado...

.............................
Molho Pesto à Siciliana

500 Gramas de Spaghetti
20 a 25 tomatinhos cereja
90 ml de azeite de oliva extra virgem
40g de ricota
40g de queijo ralado
30g de nozes descascadas
30g de pinoles (tbém chamado snobar na cozinha árabe, pode ser substituido por castanhas do pará)
50g de polpa de tomate
1 maço de manjericão
1 colher (sopa) rasa de açucar
Sal a gosto

No liquidificador, misture 2/3 do majericão, metade das nozes e dos pinoles, a ricota, a polpa de tomate, o queijo, o sal, o açucar e o azeite. Se necessário, adicione um pouco de água para auxiliar o processo. Bata até obter um composto cremoso e macio. Adicionar então o resto do majericão picadoe as nozes e os pinoles esfarelados, misturando à mão ou com o botão pulsar.


Depois de cozido, refogar o spaghetti, adicionar o molho e servir com os tomates cereja cortados ao meio.

Obs.:
-No original, o queijo indicado é o "Parmeggiano Reggiano" (dizem que a diferença é grande, no entanto, eu fiz com queijo parmesão e ficou 10!).
-Os pinoles, como eu não encontrei no super, acabei tirando da receita, mas depois descobri que podem ser substituidos por castanha do pará sem grandes perdas de sabor.
-Uma alternativa ao liquidificador é amassar todos os ingredientes (menos os tomates, obvio) com um pilão ou instrumento parecido até obter um creme mais homogêneo. Dizem que fica melhor ainda! Eu provei no liquidificador, e olha, já estava bom!
Bom apetite!

Nenhum comentário: