segunda-feira, 26 de setembro de 2005

arte

Domingo 25 de setembro, 15h00s.
Usina do gasômetro, Porto Alegre, RS

Aproveitando os primeiros dias da primavera e a peça gratuita oferecida pelo Porto Alegre em cena, Eu, Mari e Ana Maria curtíamos o sol e o chimarrão e, entre músicas e letras de Vinícius, Titãs, Ney, Elza Soares, entre outros, colocávamos a conversa em dia e olhávamos, de canto, a tal apresentação.

Eram cerca de 40 (talvez mais, ou menos) atores vestidos de branco, com roupas leves, cheios de faixas, adornos e outros penduricalhos (também brancos) amarrados pelo corpo, dançando e coreografando em circulo, marcando um ritmo de peça com trechos repetidos de um tango (argentino?) a ponto de fazê-la (conforme o prometido) durar 3 horas...

Cenas de violência, cenas do cotidiano, cenas de impacto e ousadia (como os atores se oferecendo pra platéia ao som de "a carne mais barata do mercado é a carne negra", ou uma coreografia absurda para rosa de Hiroshima), tudo muito alegre e com muita energia, interação com a platéia, trocas de beijos (independentes do sexo dos atores), de abraços, de fome e sede, de tudo que se pode imaginar (haja criatividade)...

E eis que, entre várias famílias com crianças, jovens casais, solteiros, idosos e demais público (alternativo ou não) que estava no lugar prestigiando, uma das atrizes se despe e fica completamente nua.

As pessoas em volta ficam um tanto escandalizadas.

A mulher, que está no centro de um grande círculo formado pelos outros atores, assume algum papel de prostituta bíblica e é apedrejada. Cai no chão.

Os 0utros atores correm para ela, que se levanta, e um a um vão se despindo, formando uma massa de gente nua em pleno sol da tarde, sob os olhares assustados dos pais que recolhiam seus filhos pela mão para deixar o lugar.

Curioso.

Não a nudez, não o escândalo, não o impacto.

Mas a necessidade de provocar, de intimidar, de surpreender.

Ano passado ouvi vários relatos do Porto Alegre em cena, relatos que falavam que a maioria das peças estava seguindo um rumo alternativo demais, pecando na falta de trabalho e de surpresa e desviando para o vulgar chocante.

Resultado: eu e a Mari desistimos do festival esse ano.
Não exclusivamente por isso, também por alguns outros motivos, mas a chance de investir tempo e dinheiro em algo que pode ser ruim demais já corta as possibilidades de quem não é assim, bem de vida e também não é fissurado tanto assim por teatro.

Assistir alguma peça agora, só se for muito bem recomendada, e por alguém de confiança.

Uma pena que a arte tenha a tendência a tomar rumos assim.
Pena maior esse tipo de espetáculo gratuito (nos dois sentidos, com trocadilhos) que vimos ontem à tarde.

Ainda mais por mobilizar gente que esperava mais do que a arte gratuita (ao menos na minha opinião) que se teve.

.:*:.

Boa semana a todos.

Nenhum comentário: