Fiquem atentos a qualquer suspeita.
O caso se dá da seguinte forma:
1) a empresa de lista telefônica liga para empresas "clientes" e pede para o funcionário que atender confirmar o endereço para que a empresa seja colocada gratuitamente numa lista telefônica. Em certos casos eles mentem se identificando como uma outra empresa mais conhecida ou que o "cliente" já possua anúncio e lhe seja familiar.
2) através de grande capacidade de convencimento e persuasão, o funcionário da empresa telefônica faz com que o funcionário do "cliente" (ou até mesmo um proprietário) assine e carimbe um fax que é remetido de volta para a empresa de lista telefônica. Normalmente o fax recebido é quase ilegível pois as letras do contrato são miúdas e a resolução do fax não permite a sua clara leitura.
3) somente após vencer a primeira parcela do "contrato" a empresa de listas entra em contato com o "cliente" informando que existe pendência financeira e que a empresa irá para protesto. Observem que nenhum boleto ou nota fiscal ou qualquer outro documento é enviado para o "cliente". Mesmo as vítimas que acabaram pagando algo nunca recebem NOTAS FISCAIS.
4) Somente o contrato assinado é remetido de volta como "prova" da "compra" do anúncio.
5) Algumas empresa simplesmente não pagam e acionam advogados para negociar e outras paga mais ou menos dependendo do acordo. Todas reconhecem que são vítimas de golpes, porém por vergonha, avaliação de custos ou outra causa acabam não tomando as devidas providências para fazerem denúncia policial.
Com isso a empresa continua aplicando seus golpes livrevemente. Dividir para conquistar: esse é o procedimento da empresa estelionatária.
6) A empresa de lista telefônica até possui um site de fachada (desconhecido para o mercado consumidor) onde aparecem os "clientes" que receberam o golpe.
7)Ou seja, todo o faturamento dessa empresa provém do convencimento fraudulento (porém sem gravações comprobatórias da conversa com argumentos falsos) a assinar uma "autorização de figuração" e esperar vencer o prazo para pagamento e então efetuar o ataque com ameaças LEGAIS de cobrança.
8) Os valores do "contrato" são bastante elevados (de R$2400 a R$4000) e incompatíveis com o tipo de publicidade vendida. Segundo a Atendente os CDs gerados seriam distribuídos apenas entre os "anunciantes" e portanto não atingiriam um mercado consumidor. Que raio de propaganda é essa que só divulga entre os próprios pagantes.
9) ou seja , o negócio é uma fraude e a tal lista e site é apenas uma fachada para efetuar as cobranças num negócio milionário.
10) entre as empresas vítimas que entrei em contato ninguém recebeu nenhuma publicação impressa ou CD, e que provavelmente nem existem.
11) Atenção: existem vítimas que após reclamarem foram contactadas pela Lista onde ela dizia que alguns de seus funcionários estavam agindo de forma errada no contato telefônico. Dessa forma cancelaram o "contrato". MENTIRAAA. Isso é só para evitar que a vítima continue divulgando o problema.
OS "funcionários" são perfeitamente treinados para executarem o golpe. Não
existe honestidade nessa empresa!
Para aqueles que acabaram assinando o tal "contrato":
---entrem com queixa na polícia fazendo um BO.
---se possível acionem o PROCOM também.
Para TODOS:
prestem queixas e denúncias para órgãos públicos e jornais.
Infelizmente no Brasil só pressionando autoridades e despertando interesse da
imprensa fazem com que a justiça opere.
Descrevam com detalhes cada caso, informando de forma clara e objetiva para que o assunto seja levado à mídia.
Mesmo neste forum destaquem qual foi a empresa que gerou o golpe, pois são muitas que estão operando.
Procurem os jornais locais e tentem conseguir reportagens. Mostrem a extensão do problema e como as autoridades não tomam providências. Tentem canais de televisão também. Em algum momento isso vai criar massa crítica e cair na mídia.
Outro grande motivo para que o golpe prevaleça é que as vítimas estão dispersas. Cada processo é tratada de forma individual em várias cidades e delegacias.
Não deixem para outro tomar a atitude. Esse é um grande motivo para compensar o estelionato. Muito poucos reagem. A grande maioria reclama mas não toma atitude prática. É difícil, custa tempo, dinheiro e nervosismo. Mas alguém tem que fazer!